Pular para o conteúdo principal

Nas Viradas das Marés

 

E aquela opinião, até de gente muito decente, de que acima e atrás de tudo, meio no escuro, tem um conluio dos superpoderosos, os que realmente mandam? Eles acham que ali na frente, no palco que todos vemos, só tem marionete, um bando de paus mandados, que dançam, fazem acrobacias, tiram colete do chapéu, dão salto mortal e impressionam, só pra nos enganar. É o deep state. Acham que esses ganham sempre, a despeito de tudo que se possa fazer. No fundo, no fundo, estamos fritos.
As pessoas que assim pensam são até boa gente. Respeitáveis, em muitos aspectos. Bonzinhos. Peço licença pra discordar, com força, radicalmente. Por uma razão simples: esquecem que há contradições neste mundo. Se não houvesse contradições, aí sim, estaríamos perdidos, melhor seria por a viola no saco, desistir.
O perigo desse raciocínio é que ele é derrotista. Inventa um inimigo poderoso demais. Por sorte, isso não existe. Na minha modesta opinião, coisa de velhinho, acho que não existe bloco monolítico. O tal do tsunami que vai nos arrasar, tipo aquele provocado pelo enorme asteroide, de sessenta milhões atrás, que fez as águas dos oceanos subirem desordenadas, engolfarem todas as terras, afogar até peixe, matar os dinossauros, os grandes e os pequenos. Acabar com tudo.
Mesmo nisso, otimista, vejo um raio de luz. Deixo uma pergunta: e como é que, até hoje, existe vida? Essas imagens podem ser exageradas. Figuras de retórica. Pra apavorar ingênuo, inocente.
Ai tem espaço pra muita discussão. Entra filosofia, astronomia, cosmologia. Com efeito, nessas bolas de vários tamanhos do sistema solar, os planetas, tem várias sem sinal aparente de vida. Coisa que só se vê aqui na Terra. Mas já descobriram água, o elemento essencial, até carbono acharam. Só falta encontrar o ET. Acho que, se fuçarem, vão achar.
Isso tudo pra dizer que não devemos desistir tão cedo, nem dos deixar intimidar. Sempre tem um jeito. Nessa longa história, que na verdade é bem curta, já percebemos que até os invencíveis perdem, são vencidos. Pais escravizado pode se revoltar, virar independente, mulher que apanha em casa pode por pra correr o marido, até o Lula, imagine, que estava massacrado, preso, sem esperança, volta agora com muita força. Pode até virar de novo presidente.
As coisas podem sim, ficar difíceis. Imito aquelas frases da Bíblia, que sempre acho engraçadas. Em verdade, em verdade vos digo, que depois da noite, o sol nasce, brilha. Bora trabalhar, pessoal, há sempre esperança. Temos que nos aproveitar das contradições. Olhe esse pessoal que era inimigo e agora está do nosso lado. Tem algo acontecendo aí, que não era previsto. Pode ser conspiração de maus deuses do Olimpo. Mas agora estão a nosso favor. Essa maré está virando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023 Parte IV Final – A Esperança vence o Medo? (por Frega Jr)

 A Esperança vence o Medo? Digo que não! Como assim, já antes não venceu? Ah, venceu só na palavra de ordem, no mote, no marketing. O medo é vencido com decisão, com postura, com enfrentamento, com garra. Até por medo se vence o medo. Por medo se reage contra a ameaça. Ou vira paúra, o pavor incontrolável, a submissão e entrega. Por sua vez, a esperança vence expectativas ruins. As religiões são em boa parte fundadas na esperança do não castigo. Não nos medos presentes. Medos e esperanças não são contemporâneos, cada coisa em seu calendário. Medidas de impacto psicossocial serão necessárias e também emergenciais, como: 1 – Anulação de todos os sigilos centenários decretados. 2 – Fortalecimento institucional da CGR e da AGU. 3 – Retornar e fortalecer os fóruns e conselhos setoriais. 4 – Promover a capacitação e profissionalização na gestão pública, 5 -  Fortalecer o municipalismo e criar um fórum permanente da União e Estados para discussão das macropolíticas a serem implementada

Lobos e Cordeiros (por Frega Jr)

Pois não é que os chefes do Jair estão ficando meio sem posição de sentar, as pernas dormentes, o osso da bacia a espetar as excelentíssimas contra o estofo das poltronas, que coisa mais sem graça está ficando. Ninguém lhes dá mais a importância que achavam que tinham? A brincadeira de lobo da fábula parece que não está mais assustando o cordeiro, não faz  mais medo. O danado do carneirinho já percebeu que o lobo é só fantasia, nem dentes tem mais. Caquético e ultrapassado, o lobo alfa já mandou recados, não vai pegar o carneirinho e pronto! Manda quem pode, obedece quem tem juízo, Os chefes do Jair têm, mais medo do que juízo, é verdade, ainda assim não deixa de ser um freio em suas tentativas de assombrar. De fato, todas as ameaças de quebra institucional nunca passam disso: assombração. Só funciona quando o pretenso assombrado tem medo. Quando perde, baubáu. O fantasma vira piada. Tudo era somente simulação. Enquanto ameaçavam de golpe, o golpe já havia sido dado, o campo futu

Que Tal Analisar as Posições? (por Antonio Nunes de Souza)

  Existem duas distintas posições políticas, que enraizaram pelas situações e comportamentos nos embates e disputas pelos poderes em todo mundo! Fatos ocorridos com políticos das duas posições, ou melhor dizendo, das três posições, já que temos também uma vertente que fica em cima do muro, se cognominando de centro, que são aqueles que ficam na espera para ver quem ganha e, espertamente, se encostam nos vencedores. Para mim, são omissos, covardes e não são dignos, pois, pelos seus prestígios e posições, poderiam ajudar a melhorar a separar o joio do trigo. Mas, para eles, os dois são bons banquetes! Vou me ater as duas mais significativas, que são: direita e esquerda. A primeira, obviamente, devemos esperar que ela seja, como seu nome diz, “corretíssima”, já que é DIREITA. Porém, isso é um ledo e enorme engano, pois, essa nomenclatura não quer dizer ótimo comportamento. Quer dizer simplesmente, que ela está no poder e é quem deve mandar e desmandar no país, implantando seus desejos e v