Pular para o conteúdo principal

Nas Viradas das Marés

 

E aquela opinião, até de gente muito decente, de que acima e atrás de tudo, meio no escuro, tem um conluio dos superpoderosos, os que realmente mandam? Eles acham que ali na frente, no palco que todos vemos, só tem marionete, um bando de paus mandados, que dançam, fazem acrobacias, tiram colete do chapéu, dão salto mortal e impressionam, só pra nos enganar. É o deep state. Acham que esses ganham sempre, a despeito de tudo que se possa fazer. No fundo, no fundo, estamos fritos.
As pessoas que assim pensam são até boa gente. Respeitáveis, em muitos aspectos. Bonzinhos. Peço licença pra discordar, com força, radicalmente. Por uma razão simples: esquecem que há contradições neste mundo. Se não houvesse contradições, aí sim, estaríamos perdidos, melhor seria por a viola no saco, desistir.
O perigo desse raciocínio é que ele é derrotista. Inventa um inimigo poderoso demais. Por sorte, isso não existe. Na minha modesta opinião, coisa de velhinho, acho que não existe bloco monolítico. O tal do tsunami que vai nos arrasar, tipo aquele provocado pelo enorme asteroide, de sessenta milhões atrás, que fez as águas dos oceanos subirem desordenadas, engolfarem todas as terras, afogar até peixe, matar os dinossauros, os grandes e os pequenos. Acabar com tudo.
Mesmo nisso, otimista, vejo um raio de luz. Deixo uma pergunta: e como é que, até hoje, existe vida? Essas imagens podem ser exageradas. Figuras de retórica. Pra apavorar ingênuo, inocente.
Ai tem espaço pra muita discussão. Entra filosofia, astronomia, cosmologia. Com efeito, nessas bolas de vários tamanhos do sistema solar, os planetas, tem várias sem sinal aparente de vida. Coisa que só se vê aqui na Terra. Mas já descobriram água, o elemento essencial, até carbono acharam. Só falta encontrar o ET. Acho que, se fuçarem, vão achar.
Isso tudo pra dizer que não devemos desistir tão cedo, nem dos deixar intimidar. Sempre tem um jeito. Nessa longa história, que na verdade é bem curta, já percebemos que até os invencíveis perdem, são vencidos. Pais escravizado pode se revoltar, virar independente, mulher que apanha em casa pode por pra correr o marido, até o Lula, imagine, que estava massacrado, preso, sem esperança, volta agora com muita força. Pode até virar de novo presidente.
As coisas podem sim, ficar difíceis. Imito aquelas frases da Bíblia, que sempre acho engraçadas. Em verdade, em verdade vos digo, que depois da noite, o sol nasce, brilha. Bora trabalhar, pessoal, há sempre esperança. Temos que nos aproveitar das contradições. Olhe esse pessoal que era inimigo e agora está do nosso lado. Tem algo acontecendo aí, que não era previsto. Pode ser conspiração de maus deuses do Olimpo. Mas agora estão a nosso favor. Essa maré está virando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARISMO E DESPOLITIZAÇÃO (por Cadu de Castro)

O bolsonarismo é, na melhor das hipóteses, fruto de profunda despolitização. Digo na melhor das hipóteses, pois há os desonestos e criminosos: autores de feminicídio, homicídio e golpes e corrupção. Mas, a maior parte dos que ainda seguem e veneram o que chamam de mito, são apenas despolitizados. São ignorantes sobre contextos históricos e sociais, mas que se acham especialistas. Confundem argumento com opinião; desinformam-se e despolitizam-se na Universidade do Whatsapp – as redes sociais e grupos fascistas do sociopata –, por intermédio de memes e vídeos mentirosos. O grande problema dessa gente é a postura empolada. A combinação de ignorância e pretensão é invariavelmente desastrosa, o que denomino “ignorância ostentação!”, pois não basta ser ignorante, há de se pavonear publicamente. Assim, o bolsonarismo é um câncer social que assola o país. Produz um festival de estultices e obscurantismo que, confesso, me faz sentir constrangimento pelo outro, o que chamamos popularmente de “ve...

No Despeito de um Desafinado (Por FregaJr)

  No despeito de um desafinado também bate a frustração. Revisitando João Gilberto, o genial. Não tão genial é o despeitado. Bem ao contrário, aliás.  É a materialização das coisas inexplicáveis. Poderia ser só ignorante, há espertos que se dão bem apesar  disso. Poderia ser só burro, há tantos menos privilegiados de inteligência que compensam brilhantemente uma eventual limitação pela dedicação ao estudo. Então, como um cara ignorante de quatro costados e com sérias limitações no pensamento e abstrações consegue ser aprovado num concurso para a magistratura, que todos sabemos ser bastante disputado? Mistérios da meia noite, das meias verdades, dos meios escusos talvez. Mas enfim. Bolsonaro não se formou na AMAN? Então tudo é possível em excepcionais conjunções de astros. Moro foi um desses mitos criados nos tempos de pós-verdades. Pensou-se protagonista, era um mero peão no tabuleiro do poder político, um dia ainda saberemos inquestionavelmente quem lhe manejava pelos co...

Saiba!!! (por Betty Priesmag)

  É chegado o momento de entender que temos uns aos outros. Onde quer que esteja, saiba que você, que não quer entrar gentilmente nessa noite não tão serena, não está só. Nossa voz é a voz da humanidade, que não se extingue diante de deputados, pastores e alunos do Mackenzie dizendo que vão nos metralhar nas ruas. Nem dos que nos mandam esconder o celular no sutiã para filmar o voto em troca de emprego, ou dos que tentam comprar nossa consciência com uma marmita. Saiba que o seu país continua sendo o seu país, por mais que tenham desvirtuado suas cores e sua bandeira, e por mais que tentem fazer de você estrangeiro e estrangeira em sua própria terra. Saiba que o seu voto continua sendo o seu voto. Quando mentem que o outro teve mais votos do que realmente teve, estão na verdade dizendo que o seu voto não existe e que, portanto, você não existe. Saiba que você existe. Saiba que você não está polarizado, nem está dividindo a nação, nem tampouco está fixado em sua identidade polít...